Instruções para Submissão e Apresentação de Trabalhos Científicos


  1. DA ORGANIZAÇÃO:

1.1 O 70º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) visa promover a Educação Continuada aos Anestesiologistas.

1.2 O 70º CBA é organizado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e ocorrerá no período de 26 a 29 de novembro de 2025, na cidade de Salvador – Bahia.

1.3 Não caberá revisão da decisão única e definitiva da Comissão Científica CBA a respeito da aprovação dos Temas Livres.

  1. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

2.1 Para submissão dos trabalhos científicos, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Congresso. Caso ainda não esteja inscrito, clique aqui e realize sua inscrição.

2.2 Dados Cadastrais: confira se os dados de cada coautor (nome completo, CPF, e-mail e instituição) estão corretos, incluindo o apresentador e o autor principal. É dever do autor responsável pela submissão conferir se todos os dados estão corretos.

2.3 Cada trabalho poderá ter o limite máximo de seis (6) coautores, sendo um (1) autor principal e cinco (5) coautores. 

2.4 O autor principal deve ser o primeiro nome cadastrado no momento da submissão. Para a publicação nos anais do CBA 2025, será considerado autor principal aquele que estiver em primeiro lugar na lista de autores.

2.5 Serão aceitas até seis (6) submissões de trabalhos por autor.

2.6 Serão aceitos para submissão trabalhos em português e em inglês.

2.7 A submissão deve ser realizada pela Área do Congressista, a partir dos dados de acesso recebidos por e-mail no ato da sua inscrição.

2.8 No ato da submissão não é possível escolher a modalidade de apresentação. A definição dos formatos de apresentação, se oral ou e-pôster é determinada por meio da nota de corte a ser definida pela Comissão Científica do CBA.

2.9 Edição/Correção: Será permitida a correção e a substituição dos trabalhos, por meio da Área do Congressista, até a data limite de submissão, conforme os prazos descritos no item 4 deste edital. Recomenda-se que o manuscrito seja elaborado em um processador de texto, revisado, e que o número de caracteres, incluindo espaços, seja previamente calculado e aprovado por todos os autores antes da submissão. Certifique-se de que a redação do texto seja clara e objetiva. Atente-se para a correta utilização da gramática e identifique as abreviações presentes no texto.

2.10 Após a data final de submissão dos trabalhos não será permitida qualquer alteração e/ou correções. Caso o autor responsável pela submissão delete o trabalho do sistema de submissão após data limite, ele será automaticamente considerado como não enviado.

2.11 A relação dos trabalhos aprovados será divulgada no site do evento e por meio da área do Congressista será possível verificar o status do trabalho: “aprovado para apresentação oral”; “aprovado para apresentação em e-pôster”; ou “reprovado”.

2.12 Exclusão de Trabalho: após o período de avaliação, não será permitido o pedido de exclusão de trabalhos submetidos ao Congresso.

2.13 Não será permitida a inclusão de coautores após a finalização da submissão do trabalho.

  1. DAS ESPECIFICAÇÕES DOS TEMAS LIVRES:

3.1 Serão aceitos dois grupos de trabalho ESTUDO CIENTÍFICO e RELATOS DE CASOS. Os tipos de estudos aceitos seguem listados abaixo:

Estudo Científico: Caso Controle; Coorte; Ensaio Clínico Randomizado; Estudo Experimental; Estudo Observacional; Revisão Narrativa; Revisão Sistemática e Revisão Sistemática com Metanálise.

Relatos: Relato de Caso e Séries de Casos.

3.2 Os trabalhos deverão contemplar objetos de estudo relacionados às seguintes áreas de estudo:

  • Anestesia cardiovascular e torácica
  • Anestesia de cabeça, pescoço, otorrinolaringológica e oftalmológica
  • Anestesia e sedação fora da sala de cirurgia
  • Anestesia geriátrica
  • Anestesia obstétrica
  • Anestesia pediátrica
  • Anestesia regional
  • Cuidados intensivos e doenças infecciosas
  • Doenças neuromusculares e medicamentos
  • Economia da saúde
  • Educação / Desenvolvimento profissional contínuo
  • Farmacologia
  • Gerenciamento de vias aéreas
  • Medicina da dor / cuidados paliativos
  • Medicina perioperatória
  • Neurociência e anestesia neurocirúrgica
  • Segurança do paciente / Qualidade / Saúde ocupacional
  • Sistema hematológico, coagulação, transfusão e reposição volêmica
  • Sistema respiratório e medicina do sono
  • Sistemas endócrino e metabólico
  • Sistemas gastrointestinais e hepáticos
  • Tecnologia / Equipamento / Monitoramento
  • Tratamento de trauma/Queimaduras

3.3 TÍTULO: Conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo (máximo de 160 caracteres).

3.4 DESCRIÇÃO: Número total de 3.000 caracteres, incluindo espaços. O programa digital de submissão dos trabalhos fará a contagem automática.

3.5 Estudos baseados em método científico (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes etc.) devem ter as seguintes seções: “Justificativa e objetivos”, “Método”, “Resultados”, “Conclusões” e “Referências”. Antes de realizar a submissão, indicamos que consulte o EQUATOR Network para melhor correspondência da redação do seu tema livre conforme o formato do estudo: https://www.equator-network.org/.

3.6 Estudos não baseados em método científico (relatos de caso, descrição de séries etc.) devem conter as seguintes seções: “Introdução, “Relato de caso” ou “Descrição de série”, “Discussão” e “Referências”. Para esta modalidade, indicamos que sejam seguidas as orientações dos guidelines CARE ou ACRE do EQUATOR Network https://www.equator-network.org/

3.7 FIGURAS e TABELAS: Será permitida a inclusão de figuras e tabelas, desde que respeitem as especificações de formato (jpg, jpeg, png).

3.8 Não são permitidas, sob quaisquer pretextos ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico e equipamentos pela referencial do produto.

3.9 Não serão aceitos trabalhos extraídos de artigos já publicados até a data de submissão. Entretanto, caso o artigo tenha sido submetido e esteja em processo de revisão ou aguardando publicação, o trabalho poderá ser submetido.

3.10 O texto principal deve ser digitado no campo “Descrição” em um único parágrafo (contínuo), incluindo todas as seções do manuscrito.

3.11 No texto NÃO devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), o serviço de onde fazem parte, ou onde foi realizado o estudo.

3.12 COMITE DE ÉTICA: Os trabalhos na modalidade “Relato de Caso” deverão ter consentimento ou aprovação pela Comissão de Ética em Pesquisa em humanos (CEP). Em instituições sem CEP, o consentimento poderá ser dado pela Diretoria Clínica. O termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) assinado pelo paciente ou responsável deve ser anexado junto ao trabalho. Casos com impossibilidade de aplicação do TCLE deverão ter autorização de publicação pelo CEP ou Diretoria Clínica. Relatos de Caso enviados sem a documentação obrigatória poderão ou não ser aprovados a critério do avaliador, mas não serão publicados nos anais do congresso e não poderão ser submetidos como artigos completos.

3.12.1 Pesquisas científicas devem enviar aprovação do projeto pela CEP ou pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para estudos em animais de experimentação. É obrigatório anexar a declaração de aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que poderá ser solicitado aos autores. Em estudos com dispensa do TCLE pelo CEP, descrever a dispensa no texto.

3.13 REFERÊNCIAS: Cada trabalho deverá ter no mínimo uma (1) e no máximo duas (2) referências e devem ser inseridas nos respectivos campos: “Referência 1” e “Referência 2”. Nas referências de estudos contendo até três autores, todos devem ser citados. Quando houver mais de três autores, devem ser mencionados os três primeiros seguidos da expressão “et al”. Tipos de referência e formatos aceitos:

  • Artigo em periódico
    Autores. Título do artigo. Periódico. ano; volume: páginas inicial-final
    EXEMPLO: Dal Mago AJ, Helayel PE, Bianchini E et al. Prevalence and predictive factors of urinary retention assessed by ultrasound in the immediate post-anesthetic period. Rev Bras Anestesiol. 2010; 60:383-90.
     
  • Capítulo de livro
    Autores do capítulo. Título do capítulo. In: Autores (editores). Título do livro. Edição (a partir da segunda). Local da publicação: Editora; ano. páginas inicial-final.
    EXEMPLO: Pires OC, Posso IP, Constantino E et al. Bioeletrogênese da membrana. Transmissão sináptica. In: Cangiani LM, Slulitel A, Potério GMB et al. Tratado de anestesiologia SAESP. 7 ed. São Paulo: Atheneu; 2011. p. 285-92.
     
  • Texto na internet
    Autores. Título. Disponível em: xx. Acessado em: Data de acesso
    EXEMPLO: Conselho Federal de Medicina (Brasil). Resolução CFM n° 1.802/2006. Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2006/1802_2006.htm. Acessado em 16/02/2012.

3.14 PALAVRAS-CHAVE: Realize a inclusão de até três (3) palavras-chave, de acordo com Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Acesse em: https://decs.bvsalud.org/

3.15 CONFLITO DE INTERESSE e FONTE DE FOMENTO: Declare se há conflito de interesse e a fonte de fomento de realização do trabalho submetido.

  1. DOS PRAZOS E DATAS:
ITEM DATA HORÁRIO
Abertura das submissões no sistema 24/03/2025 (segunda-feira) A partir de 9h
Encerramento das submissões 12/05/2025 (segunda-feira) Até às 18h
Divulgação do resultado dos aprovados 28/07/2025 (segunda-feira) Até às 18h
Início da submissão do e-pôster ou apresentação oral 01/08/2025 (sexta-feira) A partir de 9h
Prazo final para submissão do e-pôster ou apresentação oral 15/09/2025 (segunda-feira) Até às 18h

Todos os prazos presentes neste regulamento devem ser rigorosamente seguidos. 

OBSERVAÇÃO: Caso haja dúvidas sobre o processo de submissão, forma de envio ou qualquer instabilidade no sistema, deve-se entrar em contato com o suporte, por meio do Formulário de Contato clicando aqui, ao abrir a página, no campo “Assunto” selecione a opção “Temas Livres / Abstracts CBA”.

As demandas recebidas serão respondidas somente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

  1. DAS APRESENTAÇÕES:

5.1 As apresentações poderão ser enviadas até a data limite, conforme descrito no item 4 deste regulamento.

5.2 Os trabalhos deferidos que não enviarem os arquivos de apresentação – seja na modalidade oral ou poster digital – dentro do prazo estabelecido, por este regulamento, serão considerados como cancelados e não terão direito ao certificado nem serão publicados nos anais, na edição especial dos Temas Livres do CBA na Brazilian Journal of Anestesiology (BJAN).

5.3 Os templates para apresentação dos Temas Livres, tanto no formato e-pôster quanto no modo oral (apresentação), estarão disponíveis para download na Área do Congressista e na seção de Temas Livres do site do CBA 2025. Esses templates contêm caixas de texto editáveis, que servem como layout guia para a formatação do trabalho. As caixas de texto devem ser preenchidas seguindo os tópicos exigidos nos itens 3.5 e 3.6 deste edital.

5.4 Somente serão aceitos os trabalhos enviados por meio da Área do Congressista. Trabalhos enviados por outros meios, como e-mail, serão desconsiderados.

5.5 Nas apresentações orais e de e-pôster são permitidas a inclusão de imagens, gráficos e tabelas. Na modalidade e-pôster o autor deve atentar-se para respeitar o espaço previamente determinado de uma (1) página/slide e que inclua todos os itens obrigatórios que constam neste regulamento.

5.6 Os trabalhos devem ser formatados na fonte Arial, no tamanho 12. Esta exigência limita-se ao formato e-pôster, para garantir a legibilidade do trabalho.

5.7 Os trabalhos aprovados para o formato oral não possuem limite de slides, mas devem respeitar o limite de 6 minutos de apresentação, conforme descrito no item 5.8.

5.8 As apresentações de e-pôster ou orais não poderão ultrapassar 6 minutos, obedecendo rigorosamente o horário e sala/TV programados. Ao avaliador do trabalho, serão reservados 4 minutos para debater cada tema apresentado. Totalizando assim, 10 minutos de apresentação.

5.9 As apresentações serão organizadas em blocos de 1 hora. É responsabilidade do autor comparecer ao local agendado para realizar a apresentação. A ordem das apresentações será determinada por ordem de chegada dos apresentadores, dentro do bloco estipulado. Vale ressaltar que outros trabalhos também estarão agendados para o mesmo horário.

5.10 Os 20 melhores Temas Livres aprovados para a modalidade de apresentação oral serão apresentados na Arena CBA, localizada no térreo na Feira de Exposição, no dia 27 de novembro, em horário pré-determinado pela Comissão Organizadora. Os melhores Temas Livres terão um único dia destinado à esta apresentação.

5.11 É de responsabilidade do autor do trabalho atentar-se ao formato de apresentação que o Tema Livre foi aprovado, se para modalidade e-pôster ou apresentação oral. Não será permitida qualquer tipo de substituição após o prazo encerrado.

5.12 As datas das apresentações, bem como os seus horários e indicação de local de apresentação podem ser modificados a qualquer momento pela Comissão Organizadora sem comunicação prévia. Os trabalhos serão avaliados durante os 4 dias de evento, de 26 a 29 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde. O autor do Tema Livre sempre deve consultar seu horário de apresentação na Área do Congressista.

5.13 Em caso de impedimento do apresentador, qualquer um dos coautores poderá substituí-lo, desde que esteja inscrito no 70º CBA.

5.14 O apresentador do trabalho inscrito e aprovado que não se apresentar e não enviar outro coautor para substituí-lo, na sala/TV e horário estabelecido, não terá o seu trabalho publicado nos anais, na edição especial dos Temas Livres do CBA na Brazilian Journal of Anestesiology (BJAN), bem como de ser convidado para a programação científica oficial do CBA, salvo motivo justificado e apresentado à Comissão Científica até, no máximo, 30 (trinta) dias após o encerramento do CBA.

5.15 Atestados médicos de autores principais só serão aceitos, para fins de retirada da penalidade, se nenhum dos coautores do trabalho estiverem inscritos no 70º CBA.

5.16 Após a data limite para envio das apresentações não será permitida qualquer alteração e/ou correção. Caso o autor responsável pelo envio delete o trabalho do sistema de submissão, após data limite, ele automaticamente será considerado como não enviado.

  1. DA PREMIAÇÃO:

6.1 PRÊMIO DR. ZAIRO EIRA GARCIA: Os trabalhos aprovados concorrerão ao prêmio de Melhor Tema Livre, avaliado pela Comissão Julgadora de Temas Livres designada pela SBA. O prêmio consiste na quantia referente a cinco (5) anuidades de membro ativo da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). O prêmio será dividido igualmente entre todos os autores do trabalho e são aplicáveis retenções de impostos conforme a legislação brasileira.

  1. DA CERTIFICAÇÃO:

7.1 CERTIFICADO: Será fornecido um único certificado por trabalho submetido e aprovado.

7.2 Não será fornecido certificado, separadamente, para o apresentador do trabalho. No entanto, a informação do apresentador do trabalho constará no certificado único, mediante a realização de check-in local, na área de Temas Livres, com a conferência de documento de identificação oficial.   

7.3 A ordem dos nomes presentes no certificado será de acordo com a ordem de cadastramento do Tema Livre, na área de submissão, por meio da Área do Congressista do 70º CBA.

7.4 Somente serão considerados aprovados e aptos a receber os certificados os trabalhos que cumprirem as três etapas do processo de Temas Livres do CBA 2025. 1ª etapa: ter o resumo submetido deferido; 2ª etapa: enviar os arquivos de apresentação, o PDF para pôster digital ou PPT (power point) para apresentação oral e 3ª etapa: realizar a apresentação presencial durante o CBA 2025.

  1. DA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO CONGRESSO:

8.1 Os temas livres apresentados no congresso serão publicados nos anais do evento, em uma edição especial da Brazilian Journal of Anesthesiology (BJAN) online, dedicada aos trabalhos apresentados durante o congresso.

8.2 Conforme o item 5.10 do regulamento, os trabalhos aprovados que não forem apresentados presencialmente serão excluídos da publicação nos anais.

8.3 Conforme o item 3.12 do regulamento Relatos de Caso – enviados sem a documentação obrigatória – poderão ou não ser aprovado a critério do avaliador, mas não serão publicados nos anais e não poderão ser submetidos como artigos completos.

  1. DAS OBSERVAÇÕES:

9.1 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do 70º Congresso Brasileiro de Anestesiologia.

9.2 Em caso de dúvidas, elas devem ser enviadas por meio do Formulário de Contato disponível aqui,  ao abrir a página, no campo “Assunto” selecione a opção “Temas Livres”.